quarta-feira, 8 de junho de 2011

As Verdades Sobre Mim

as pessoas acham fielmente que me conhecem,
que sabem do meu humor, do meu querer, que sabem de tudo que eu sou
acreditam que são minhas amigas... e que eu acredito nisso

as pessoas acham realmente que a minha vida é daquele jeito...
que eu tenho um pouco mais de dinheiro
que eu tenho uma educação e formação mais elevada
que meus costumes são até um pouco mitidos de mais
mas na verdade eu não sou ninguém além de filho de artesãos
de camelôs, um povo doidão que ouvia rock 'n' roll
e fumava os planos que faziam
que sempre me faltou um pai, é verdade... então eu tive que tomar
todas as decisões de grande importância, e tomar conta dos meus vícios
que nunca me faltou uma mãe, também é verdade... então eu tenho
uma conversa aberta com a pessoa que mais me da conselhos, mas que e nunca sigo

as pessoas pensam instintivamente que eu sou assim um tanto quanto sedutor...
que não sei amar e nem deixar ser amado
mas de Don Juan, nem o DeMarco eu tenho nada
na verdade eu sou apenas alguém que se fechou, por agora, por hora...
por ja ter se entregado, por já ter tido um sonho que só sonhou
que nunca me faltou todas, é verdade... e eu sigo assim sem a menor esperança de encontrar
que sempre em faltou alguém, também é verdade... e eu fico assim, sem vontade de esperar

as pessoas acham conclusivamente que eu sou inteligente
que falo coisas estudadas e conclusivas, que eu tenho a resposta pra tudo...
que eu observo os detalhes e raciocíno sobre todas as ponderações, ponderando todos os ensinos
mas na verdade eu apenas me imagino sendo um desses tão adimirados seres
pelas coisas que diziam, que faziam...
e tento ser assim para não ficar sem ter o que mostrar pra mim ...
e mesmo assim eu não consigo me convencer de que não sou nada que eu possa me orgulhar
que nunca me faltou informação, é verdade... e eu leio pouco sobre tudo, e entendo nada sobre o pouco
que sempre me faltou sabedoria, também é verdade... assim eu tento enganá-la com a minha coerencia desconexa

as pessoas acham discretamente que eu sempre quero disputar
que eu sempre penso que vou vencer, que elas são mais fracas do que eu
que eu não perco e não me abaixo pra ninguém que tenta ser o que eu quero ser
mas na verdade eu apenas tento não deixar transparecer as conquistas que eu deixei de ganhar
por não conseguir ser, aquilo que as pessoas são.
que nunca me faltou apostas, é verdade... será que já corri de alguma?
que nunca me faltou coragem, é mentira... pois ai onde escondo a franqueza

as pessoas acham discrepantemente que eu sou atoa por natureza
acham sem sombra de dúvidas que eu nunca fiz nada, que eu nunca corri atrás
acham que sempre são mais crescidas do que eu, que podem falar mais sobre a vida
por terem trabalhado mais...
mas na verdade eu apenas tento alcançar meus objetivos de maneira diferenciada da de vocês
sem reclamar, sem falar do outro, sem me impor maior que ninguém...
apesar de já ter feito muitas coisas que vocês não teriam coragem de fazer
eu calo, e vocês nunca sabem na verdade o que ja fiz
que nunca me faltou oportunidades, é verdade... e eu aproveitei muitas delas, mas não todas por inteiro
que nunca me faltou tempo, também é verdade... porque eu, diferente de vocês, escolho o meu tempo sem reclamar do tempo dos outros

as pessoas acham convincentemente que eu sou assim, do jeito que elas acham
do jeito delas, eu sou aquilo e aquilo outro também... ou não
acham mesmo que eu não sou o que eu não deveria ser
mas na verdade eu apenas me invento em personagens que crio pra você
pra você... você e você também
e eu mesmo, só me conheço e só eu só.
que nunca me faltou inspiração, é verdade... e eu invento um rosto e um sentimento pra viver
que sempre me faltou ser, também é verdade... e eu sou aquilo que eu convenço ser
antes e depois de você me lêr

as pessoas acham dedutivelmente que você acha que eu sou aquilo que você acha que eu não sou,
mas na verdade... elas não me conhecem
só você.
(D.J.N.Meireles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário